Certa vez, um professor de matemática da escola onde leciono, indagou que seus alunos do 9º ano, na parte de geometria, sabiam começar o exercício. Porém, se perdiam no desenvolvimento e na conclusão do mesmo. E essa situação eu também já havia percebido quando trabalhei com turmas do Ensino Médio. Tipos de erros assim não nos deixam dúvidas sobre o que os causam: há uma falha no aprendizado de Matemática Básica.
Você até pode subir uma escada com degraus faltando, mas a chance de você cair a qualquer momento é grande a cada passo dado. E, uma hora ou outra, você vai sentir falta daquele degrau ou então vai levar uma baita de uma queda. Outro exemplo: num prédio, o mais importante é o alicerce. Faltando a base, não se constrói os próximos andares.
Matemática é assim. É uma escada, é um edifício. Cada andar construído depende da base e do andar anterior. Cada degrau a se alcançar gera menos esforço se você tiver bem sólido o degrau anterior construído. Um exercício de teorema de Tales, por exemplo, exige que o aluno saiba muito bem assuntos como proporção, resolução de equações de 1º e de 2º grau, operações com números inteiros, propriedade distributiva, multiplicação, divisão e frações. Veja bem quantos degraus!
E a importância da Matemática Básica não se aplica somente à própria Matemática. Disciplinas do 9º ano e do Ensino Médio como, Química e Física fazem grande uso dela. Notação científica, operações com números decimais e regra de três são alguns exemplos. A maioria dos concursos de nível fundamental e médio exigem muitos conteúdos dessa parte da Matemática. Vários cursos superiores também, que não necessariamente são cursos da área de exatas.
Vai por mim: se seu objetivo futuro depende de Matemática e você se encaixou na situação descrita desse artigo, gaste aí de 2 a 4 meses do seu tempo, estudando pouco, de maneira paralela, mas todo dia, essa importante parte da matemática que resolverá 70% dos seu problemas e te deixará ainda mais perto de conquistar o teu sonho e mudar de vida.

Professor Vinícius Soares
Matemática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *